História da Cidade
Itapecerica da Serra tem sua origem no século XVI, em um aldeamento fundado por padres jesuítas. A origem do nome “Itapecerica” provém do tupi-guarani, cujo significado é “pedra lisa”, ou “pedra escorregadia” (ita = pedra; pecerica = lisa, ou escorregadia). Inicialmente o termo era assim grafado: “Itapycyryca”.
Conta a lenda que dois índios caminhavam sobre uma enorme pedra localizada no Centro de Cidade, quando um deles escorregou e disse: “ita!”; sendo que o outro respondeu: “pecerica!”, ou “pycyryca!”. A partir de então, segundo a lenda, o local ficou conhecido por este nome. A tal enorme pedra lisa ainda pode ser parcialmente vista na Rua Henrique Soter Fernandes, próxima ao Largo da Matriz, sendo que sobre ela estão construídas várias edificações.
Itapecerica passou a denominar-se Itapecerica da Serra em 1944, para se diferenciar do município situado no estado de Minas Gerais
O clima da cidade, como em toda a região metropolitana de São Paulo, é o subtropical. A média da temperatura anual gira em torno de 18C°, sendo o mês mais frio Julho e o mais quente em Fevereiro.
A cidade também conta com a tradicional festa do Peão Boiadeiro que acontece anualmente no mês de Julho, reunindo milhares de pessoas da região.
A área turística mais visita na cidade é o templo ecumênico e cinerário Kinkaku-ji , construída em estilo arquitetônico japonês e mais a cidade conta com o Itapecerica Shopping, onde você pode encontrar seus fast food favoritos como Mc Donald's, Burger king e etc.